Na 4ª Executiva do DM-RP, Palocci é eleito o primeiro vereador pelo PT

/ Por Agência Rede PT Ribeirão

foto: Carlos Natal

Na 4ª Executiva do DM-RP, Palocci é eleito o primeiro vereador pelo PT

No pleito de 1988, Antônio Palocci Filho foi o quinto mais votado entre os políticos conservadores da época e teve participação destacada e atuante durante a discussão da Constituinte Municipal

A revista da 4ª Executiva do Diretório Municipal de Ribeirão Preto, de 1987 a 1989, já está disponível no Centro Guilherme Simões Gomes de Documentação e História Política, do portal Rede PT Ribeirão, e traz os destaques do período, especialmente a primeira eleição de um vereador pelo Partido entre os políticos conservadores da cidade: Antônio Palocci Filho, em 1988.

 

O período teve como presidente o psiquiatra Silvio Luiz Morais (Barrinha), um militante político e histórico e que foi um dos primeiros participantes de reuniões para discutir a formação do DM do PT no município, em 1980. Barrinha militava na Organização Socialista Internacionalista (OSI), ou Liberdade e Luta (Libelu), a ala trotskista do Partido. Ele foi candidato a vice-prefeito, na chapa petista encabeçada por Paulo Tupinambá. Após árdua campanha, Tupinambá teve 17.756 votos e ficou na quinta posição entre os seis candidatos. Já era um crescimento importante comparando-se com o primeiro pleito, em 1982.

foto: Arquivo Rede PT Ribeirão

Paulo Tupinambá encabeçou a chapa do PT a prefeito em 1988, com Barrinha como vice; e o companheiro Zé Jorge, foi candidato a vereador

Foi uma fase importante do PT, pois o médico sanitarista Palocci, que participava assiduamente de reuniões e assembleias de trabalhadores em Ribeirão Preto e região, foi eleito vereador, com 3482 votos, e participou ativamente das discussões parlamentares. Foi a quinta maior votação no município, mas Palocci não tinha atingido o coeficiente eleitoral. Porém, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) confirmou o aumento do número de vereadores, passando de 13 para 21 cadeiras, e Palocci pôde mostrar a sua habilidade política nas discussões de projetos no Legislativo, com atuação destacada no Comitê Pró-participação Popular na Constituinte Municipal (CPPPC-RP), criado em 4 de outubro de 1989, e na Câmara.

 

A Constituinte Municipal foi inspirada no debate nacional, que originou a Constituição do Brasil de 1988, debatida com a sociedade brasileira. E o CPPPC-RP foi uma união de forças, formado por diversas frentes: partidos políticos de esquerda e progressistas (dentre eles, o PT); associações de moradores de bairros; associações e sindicatos de trabalhadores; entidades profissionais, estudantis e democráticas; e entidades da sociedade civil.

 

Na esfera nacional, além da entrada em vigor da Constituição, o então deputado federal Lula, um dos petistas mais atuantes na Assembleia Nacional Constituinte, já começava a articulação para a primeira disputa presidencial, em 1989, depois do longo período de ditadura.

---
Rede PT Ribeirão
Receba nossas notícias pelo Telegram Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários

Ainda não há comentários nesta notícia. Seja o primeiro!