Conheça a história da gestão de David Aidar no DM do PT

/ Por Agência Rede PT Ribeirão

foto: Jacqueline de Brino

Conheça a história da gestão de David Aidar no DM do PT

Em reconhecimento à história e luta de David Aidar na construção do PT e do Diretório Municipal de Ribeirão Preto, ele foi homenageado em 13 de março de 2015, num ato comemorativo pelo aniversário de 35 anos da fundação do Partido dos Trabalhadores. O evento ocorreu no Templo da Cidadania.

O médico David Aidar foi presidente do Diretório Municipal (DM) do PT entre 1983 e 1985. Nascido em Santos, em 1929, Aidar formou-se médico Pontifícia Universidade Católica (PUC), e morou em várias cidades, como São Paulo, Sorocaba, Campinas, nas mineiras Carangola e Conceição do Ipanema, Cassilândia (MS) e nas goianas Jataí e Rio Verde antes de chegar a Ribeirão Preto, em 1969. Atuou na medicina em várias cidades da região, como Nuporanga, Barrinha e Sertãozinho e também seguiu suas atividades como pastor presbiteriano.

 

Na campanha eleitoral de 2010, em Ribeirão Preto, David Aidar transmite um pouco de seus conhecimentos e conselhos políticos ao presidente Lula e a Antônio Palocci.

 

Terra, trabalho e liberdade

Na revolta dos boias-frias de Guariba, além do apoio pessoal aos trabalhadores, fez com talento e sensibilidade um desenho, a partir de uma foto publicada numa revista, que foi usado como cartão postal e distribuído durante muitos anos nas lojas do PT como símbolo da luta dos trabalhadores rurais.

 

David Aidar foi um dos fundadores do Diretório Municipal do PT, em Ribeirão Preto. “Terra, trabalho e liberdade” eram as palavras de ordem do partido que nascia. Em 1982 ele foi candidato a deputado federal na primeira eleição que o partido concorreu. Não se elegeu, apesar dos quase dez mil votos recebidos em todo o Estado. Em sua trajetória política assumiu a presidência do DM, em 1983, seguindo até 1985, um período marcado principalmente pelas manifestações pelas Diretas Já, terminando com o longo período da ditadura militar no comando do país (21 anos).

 

Diretas Já!

Na mobilização pelas Diretas Já, o PT, sob o comando do Dr. David Aidar, participa ativamente pela volta do voto direto e pelo fim da ditadura opressora. No comício em Ribeirão Preto, Aidar e Lula (na praça XV) discursam e aglutinam a mobilização popular.

 

História Oral Política

 

 

 

Ele participou ativamente de manifestações e movimentos populares, como podem ser conferidas na revista de seu período de gestão e em seu perfil.

 

Em fevereiro deste ano, na festa dos 35 anos do PT, David Aidar recebeu uma justa homenagem por sua trajetória dentro do PT e por sua luta pelos ideais políticos.

 

David Aidar foi um dos fundadores do DM do PT municipal e, em 1982, foi o primeiro candidato a deputado federal pelo município. Ele também foi presidente do DM, entre 1983 e 1985, e sempre foi um militante e filiado ativo e participante. Aidar recebeu a justa homenagem por sua história partidária e foi abraçado por companheiros e amigos e familiares.

 

---
Rede PT Ribeirão
Receba nossas notícias pelo Telegram Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários

Ainda não há comentários nesta notícia. Seja o primeiro!