Conheça a história da 1ª Executiva do DM do PT de Ribeirão Preto

/ Por Agência Rede PT Ribeirão

foto: Arquivo Rede PT Ribeirão

Conheça a história da 1ª Executiva do DM do PT de Ribeirão Preto

A primeira Executiva do Diretório Municipal do PT de Ribeirão Preto foi presidida por Alfredo Rubens Ingisa (foto), entre 1981 e 1983

Foi o período da formação da base partidária, da militância buscando, um a um, os primeiros filiados para consolidar a legenda e possibilitar a primeira disputa eleitoral, que ocorreria em 1982. No Centro de Documentação Histórica Política Guilherme Simões Gomes, neste portal, você pode clicar e ler essa trajetória histórica.

 

No texto você conhecerá um pouco dos bastidores que levaram à eleição acirrada de Alfredo Ingisa, que era funcionário do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, a primeira reunião histórica que discutiu a formação do PT no município (com as participações de Edmundo Raspanti e Silvio Luiz Morais), as reuniões em defesa dos movimentos sindicais na cidade e na região, os primeiros passos de petistas e do futuro prefeito Antônio Palocci Filho, que cursava medicina na USP local e já participava de importantes lutas pelos direitos dos trabalhadores.

 

“O movimento cresceu e alugamos um box na rodoviária, com telefone, para as primeiras reuniões”, lembra-se Ingisa, que, em 1982, com o PT já legalizado, foi candidato a vice-prefeito, na chapa encabeçada por Guilherme Simões Gomes, um professor histórico da USP e que foi preso político da cruel ditadura militar entre o final dos anos 1960 e início dos 1970. “As primeiras reuniões eram estudos políticos e pouco se conhecia sobre isso, era um ensinamento. O Edmundo (Raspanti) orientava, era o mais experiente”, comenta Ingisa.

 

A luta no dia a dia para criar o novo partido, o PT, mobilizava vários núcleos nos bairros da cidade. Ainda era o período que o regime militar comandava a política brasileira, mas a democracia já se aproximava. As reuniões de pessoas interessadas em novas conquistas aglutinavam os petistas iniciantes. “Encontrávamos resistência para as filiações, éramos tachados de comunistas”, revela Ingisa.No texto você conhecerá como foi montada a chapa eleitoral de 1982, os resultados das votações e os candidatos petistas. “Foi uma campanha pobre, era de boca a boca, visitando os portões das casas, participando de comícios”, explica Ingisa.

Acesse o link abaixo:

---
Rede PT Ribeirão
Receba nossas notícias pelo Telegram Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários

Ainda não há comentários nesta notícia. Seja o primeiro!