‘Quem é golpista mostra na prática as tentativas’, diz Dilma sobre Aécio

/ Por Agência Rede PT Ribeirão

foto: Roberto Stucker Filho / PR

‘Quem é golpista mostra na prática as tentativas’, diz Dilma sobre Aécio

A presidenta afirmou que o tucano comete um 'desserviço' para instituições como o TCU e para o TSE, ao 'prejulgar' decisões

A presidenta Dilma Rousseff rebateu, nesta quinta-feira (9), as acusações do senador Aécio Neves (PSDB-MG) de que tentou ”inibir instituições”, como o Tribunal de Contas da União (TCU) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), durante em entrevista ao jornal “Folha de S. Paulo”, publicada na terça-feira (7).

“Não há nenhuma garantia para que qualquer senador da República, muito menos o senhor Aécio Neves, possa prejulgar quem quer que seja, possa definir o que uma instituição vai fazer ou não”, declarou, durante a VII Cúpula dos Brics, na Rússia.

A presidenta acrescentou que “respeitar a institucionalidade começa por respeitar as instituições, suas decisões e o seu caráter autônomo, soberano e independente”.

Segundo Dilma, não se discute quem é golpista. “Quem é golpista mostra na prática as suas tentativas, que começam por isso: prejulgar uma instituição. Não há dentro nem do TCU, nem do TSE, a possibilidade de dizer qual será a decisão. Até porque o futuro é algo que ninguém controla. Nem eu, nem ninguém”, defendeu.

A presidenta lembrou que o TCU ainda não apresentou parecer definitivo sobre as contas do governo e estranhou o pré-julgamento que vem sofrendo.

“Ao contrário, quem coloca como já tendo tido uma decisão está cometendo, eu acho, um desserviço para a instituição, para o TCU e para o TSE”.

Em sua conta no Facebook, o ex-presidente Lula defendeu a presidenta. “Hoje, vivemos o período de maior solidez da nossa democracia desde a proclamação da República. O acúmulo das lutas do povo brasileiro forjou as bases de um país mais rico, menos desigual e consciente de seu potencial. Por isso, não há espaço para retrocesso: o tempo do golpismo passou para nunca mais”.

 

---
Rede PT Ribeirão, com informações do "O Globo"
Receba nossas notícias pelo Telegram Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários

Ainda não há comentários nesta notícia. Seja o primeiro!