Dilma presta homenagem à presidente da Argentina

/ Por Agência Rede PT Ribeirão

Foto: Lula Marques / Agência PT

Dilma presta homenagem à presidente da Argentina

Presidenta argentina recebeu a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a maior condecoração brasileira; ex-presidente brasileiro João Goulart tornou-se cidadão ilustre do Mercosul

A presidenta Dilma Rousseff prestou uma homenagem à presidente da Argentina, Cristina Kirchner, nesta sexta-feira (17), durante o almoço de chefes de Estado que participaram da 48ª Cúpula do Mercosul, em Brasília. Kirchner foi condecorada com a maior condecoração brasileira, Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul.

Essa é uma das últimas reuniões do bloco que Kirchner participa como presidente, antes das eleições presidenciais que o país realizará em outubro.

Dilma agradeceu à “querida amiga, lutadora e guerreira” por conduzir com “inteligência, coragem e determinação política os destinos da argentina por quase oito anos”.

A presidenta brasileira ressaltou a importância das ações da colega argentina para ampliar cooperação na América do Sul. “Em reconhecimento da sua força, da sua liderança, solidariedade permanente, generosidade, trajetória pessoal e política, o governo brasileiro lhe concede a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul”. Ao final, Dilma pediu aos presentes um brinde à Kirchner e ao Mercosul.

 

 

Em discurso anterior nesta tarde, a chefe de Estado brasileira se emocionou ao saudar Cristina e aplaudiu-a de pé, acompanhada por todos os presentes. “Quero dizer, Cristina, que você vai ter aqui uma amiga sempre pronta para recebê-la e para, juntas, compartilharmos novamente e sistematicamente nossos sonhos e nossas esperanças”, declarou.

A presidenta argentina agradeceu e chamou Dilma de “companheira e amiga”, declarando que o afeto é recíproco. “Mas, sinceramente, quero reconhecer o afeto e a sinceridade com que sempre me ofereceu e dizer que são absolutamente retribuídos por mim”, afirmou.

Jango – O ex-presidente João Goulart, deposto pelo golpe militar em 1964, foi declarado nesta Cúpula cidadão ilustre do Mercosul. A homenagem é “um símbolo do esforço de reconciliação da memória e da história”, ressaltou a presidenta, destacando que Jango dedicou sua vida ao fortalecimento da democracia.

Os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva, o venezuelano Hugo Chávez e o argentino Néstor Kirchner já haviam sido homenageados com o título.

Por Cristina Sena, da Agência PT de Notícias

 

---
Rede PT Ribeirão
Receba nossas notícias pelo Telegram Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários

Ainda não há comentários nesta notícia. Seja o primeiro!