Galeno Amorim coordena o Programa de Governo Participativo do PT

/ Por Agência Rede PT Ribeirão
Galeno Amorim coordena o Programa de Governo Participativo do PT

Cidadão pode participar do debate e fazer propostas on-line colaborativas que vida pela plataforma Dialoga Ribeirão, da Rede PT Ribeirão

A eleição de 2016 é um novo desafio para o PT de Ribeirão Preto e, na preparação para isso, Galeno Amorim está coordenando o Programa de Governo Participativo (PGP). Esse programa é essencial para o Partido ter uma campanha de alto nível, com debate político de qualidade e propostas que melhorem efetivamente a vida da população. O cidadão ribeirão-pretano pode participar do debate e fazer propostas, pela plataforma Dialoga Ribeirão, da Rede PT Ribeirão.

 

Assista ao vídeo:

 

O PGP busca uma nossa visão de mundo e de cidade, com participações de aliados, de movimentos sociais e das pessoas realmente interessadas numa cidade melhor para todos, principalmente daquelas que mais precisam do poder público, ou seja, os mais pobres. O eleitorado quer eleger bons governantes, mas principalmente ter um bom projeto de cidade, em que possa confiar e abraçar. Por isso, a prioridade do PT é apresentar soluções inovadoras e exequíveis para os problemas da cidade, articuladas com os programas federais.

 

Construir um Programa de Governo é uma função primordial do PT, mas esse desafio também se traduz em oportunidades para ampliar espaços, construir relações com os vários setores sociais e políticos e fazer uma análise profunda da conjuntura. O PGP deve apresentar propostas que respondam os problemas reais da população e que sejam viáveis, além de ser um instrumento eficaz para alcançar a vitória nas eleições e criar as condições iniciais para uma boa gestão, apresentando, de forma clara, as nossas bandeiras de luta do PT e as propostas para a sociedade, com compromissos políticos.

 

Nas duas gestões em que o PT governou Ribeirão Preto, a cidade se tornou um importante laboratório de políticas públicas para o País em várias áreas: saúde, educação, cultura, infância e juventude e nas políticas de parcerias. Agora, o “modo petista de governar” precisa dar uma nova contribuição a Ribeirão e ao Brasil, com um jeito diferente e criativo de fazer política, com democracia e participação popular, como foi o Orçamento Participativo.

 

Para essa construção, é fundamental a participação do cidadão, seja filiado ou não ao Partido dos Trabalhadores. O PGP tem 13 diretrizes, dividias por temas, que podem ser consultadas no portal da Rede PT Ribeirão, na plataforma Dialoga Ribeirão.

 

Qualquer pessoa pode acessar o pt-ribeirao.org.br, ir ao Dialoga Ribeirão e clicar no ícone, abrindo a plataforma coordenada pelo PGP. Basta se cadastrar, ler os “termos de uso” e aguardar a confirmação. Depois, receberá e-mail para ativar a conta, autenticar, fazer o login e usar a plataforma interativa. Na aba “eixos” estão os links para os cadernos que explicam as metodologias e os eixos comuns do modo petista de governar. Podem ser feitas propostas e interações com os demais participantes para se criar o Programa de Governo Participativo.

 

Mais informações do PGP

 

O PGP visa identificar as forças e fragilidades da economia de Ribeirão Preto, as iniciativas que deram certo e aquelas que precisam ser aperfeiçoadas, além das propostas inovadoras capazes de realizar todas as potencialidades do município. O desafio estratégico do PGP é identificar os sonhos da população de cada bairro e transformá-los num Programa de Governo exequível, sob os pontos de vista institucional e orçamentário.

 

A eleição de 2016 ganha um significado especial, já que a oposição conservadora, após sofrer sua quarta derrota consecutiva no contexto nacional, não reconhece o resultado manifestado livremente pelo povo, nas urnas, e tenta outra vez forçar uma aventura golpista. Para alcançar êxito nas disputas que o PT irá travar em 2016, é preciso aproveitar um elevado grau de unidade interna e de mobilização, associadas à formação e à capacitação da militância. São pré-requisitos fundamentais para que a defesa do PT e de seu projeto, do legado dos governos Lula e Dilma, possa ser feita ao longo da campanha em todos os espaços.

 

As candidaturas do PT devem ser capazes de travar a disputa político-eleitoral e liderar campanhas que superem os padrões de despolitização, além de responder aos ataques insidiosos que os adversários desfecham contra o Partido. O debate programático e ideológico, permanente e cotidiano, é instrumento decisivo para que se chegue à vitória. A conquista da maioria da população para a defesa e o voto em candidaturas petistas passa pelo trabalho de construção e difusão do programa municipal, tendo como eixo a participação popular e o modo petista de governar e legislar, que necessita ser atualizado, incorporando novas demandas da sociedade.

 

Assim, o Programa de Governo Participativo é uma ferramenta importante de formulação e mobilização. Ele deve ser elaborado a partir do PT, em diálogo com a militância, com os movimentos sociais organizados e com os partidos aliados no município. A campanha deverá fazer um diagnóstico preciso dos problemas locais, saber responder às novas demandas do município, ser firme na defesa dos nossos governos, quando o debate extravasar os limites da cidade, e apontar as soluções que propomos para o futuro.

 

Como nas campanhas anteriores, a tática eleitoral visa ampliar a bancada de vereadores e reconquistar a administração em Ribeirão Preto, cidade estratégica, com mais de 660 mil habitantes, que já foi governada e teve destaque nacional e internacional sob o comando do PT. É importante incentivar o surgimento de candidaturas majoritárias e proporcionais advindas da juventude, das mulheres e dos diversos movimentos sociais.

 

Para dar conta da pluralidade da sociedade ribeirão-pretana, o PGP articulará diversas estratégias, tais como: Rodas de Diálogos, Grupos Temáticos, Plenárias Regionais, Seminários Temáticos, Plataformas Colaborativas de Participação (mídias sociais), e a própria plataforma Dialoga Ribeirão.

---
Rede PT Ribeirão
Receba nossas notícias pelo Telegram Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários

Ainda não há comentários nesta notícia. Seja o primeiro!