Diretriz Juventude, Trabalho e Empreendedorismo aborda problemas e virtudes dos jovens

/ Por Agência Rede PT Ribeirão
Diretriz Juventude, Trabalho e Empreendedorismo aborda problemas e virtudes dos jovens

Objetivo é trabalhar questões importantes para tirar os jovens da atual situação de individualismo, consumismo, alienação, desinteresse político e acomodação e criar estrutura para avanços deles dentro da sociedade

A diretriz Juventude, Trabalho e Empreendedorismo volta suas atenções para abordar as características, problemas e virtudes dos jovens. Na plataforma Dialoga Ribeirão, do Programa de Governo Participativo (PGP), do PT, essa diretriz menciona aspectos relacionados os jovens, que atualmente se voltam ao individualismo, consumismo, pragmatismo, alienação, desinteresse político e acomodação, além de que ela são vetores de disseminação da violência, desagregação da família e desestruturação dos vínculos societários. Também é abordada a condição juvenil e seu comportamento, fundamentada por componentes sociais, culturais e geracionais.

 

Dentro da diretriz, os jovens ocupam um lugar estratégico na sociedade e podem exercer uma influência positiva e determinante tanto sobre seus pais quanto sobre seus filhos, sendo o elo entre o Brasil que temos e aquele que devemos construir. E eles enfrentam grandes problemas, como o desemprego, a precariedade da ocupação profissional, a baixa escolaridade e a violência urbana. Dentro desse contexto de transformação social, é necessário implementar Políticas Públicas de Juventude (PPJ), uma responsabilidade do Estado. Os jovens devem ser encarados como sujeitos de direitos, sujeitos políticos e atores sociais e, para isso, têm necessidades específicas e singulares dentro da sociedade brasileira. A diretriz do PT cita cinco passos voltados para que o jovem esteja inserido entre as prioridades do país, inclusive a convocação de uma conferência municipal da juventude para que seja elaborado um Plano Municipal de Juventude, além de prever a criação do Conselho Municipal de Juventude.

 

A diretriz do PT voltada à juventude cita os programas existentes no governo federal, na área de educação, de trabalho e emprego, de cultura, comunicação, campo, desenvolvimento social, esporte e lazer, meio ambiente, saúde juvenil, segurança juvenil e direitos humanos.

 

Dentro dessa diretriz também é abordada a Economia Solidária como estratégia de desenvolvimento econômico e mudança social, com realizações de debates com os diversos segmentos. Os candidatos do PT às eleições municipais de 2016 precisam abraçar esta causa, como portadores de uma mensagem de mudança social, incluindo em suas propostas os novos modelos de produção e de organização do trabalho que englobem a Economia Solidária.

 

Ricardo Jimenez - Coordenador do GT - Juventude, Trabalho e Empreendedorismo

 

Qualquer pessoa pode se cadastrar, fazer propostas e interagir nos debates do PGP na plataforma Dialoga Ribeirão.

 

Saiba como no tutorial abaixo:

---
Rede PT Ribeirão
Receba nossas notícias pelo Telegram Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários

Ainda não há comentários nesta notícia. Seja o primeiro!