Comunidade negra precisa de incentivo à juventude, diz Sílvia Diogo

/ Por Agência Rede PT Ribeirão
Comunidade negra precisa de incentivo à juventude, diz Sílvia Diogo

Coordenadora do Grupo de Trabalho Promoção da Igualdade Racial destaca que também é necessário que ensinamentos dos antepassados sejam inseridos nas escolas para dar referência aos jovens

Criar programa de incentivo à juventude negra e ensinar a cultura dos antepassados na escola são pontos fundamentais na construção de um governo municipal, diz a assistente social Sílvia Diogo, coordenadora do Grupo de Trabalho Promoção da Igualdade Racial, do PT. Esses itens estão inseridos na plataforma Dialoga Ribeirão, na Rede PT Ribeirão, que tem grupos temáticas que discutem a formação do Programa de Governo Participativo (PGP) do Partido para a eleição deste ano. “A referência é de extrema importância para a criança negra”, afirma Sílvia. “É preciso um programa qualificado que atenda a necessidade da nossa população.”

 

Sílvia cita que é necessário trabalhar mais a questão cultural e a educação, com os ensinamentos dos antepassados da raça negra. Colocando isso em prática, seria mais fácil para que os negros tenham, de forma mais rápida, mais acesso às universidades públicas e ter mais igualdade racial no País. “O governo do PT tem como fazer isso e sabe fazer, e precisa tirar do papel e colocar em prática”, enfatiza Sílvia Diogo.

 

Ela lembra que o governo federal criou, em 2003, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), que trata ainda das questões indígenas e ciganas, e que existem aplicações de ações em Estados, mas pouco nos municípios, talvez até por falhas do próprio movimento negro. Sílvia destaca que, em Ribeirão Preto, foi constituído apenas recentemente o Conselho de Promoção da Igualdade Racial.

 

Sílvia cita ainda que um programa bem construído deve levar em consideração a própria saúde dos negros, que têm algumas doenças características, como a anemia falciforme. E também combater a violência contra o jovem negro. “Falta estímulo e autoestima da população negra”,

 

Assista ao vídeo sobre o assunto:

---
Rede PT Ribeirão
Receba nossas notícias pelo Telegram Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários

Ainda não há comentários nesta notícia. Seja o primeiro!