Mostra Cinema e Revolução está de volta

/ Por Agência Rede PT Ribeirão

Arte: Ana Favaretto

Mostra Cinema e Revolução está de volta

Com o documentário “O Processo”, pré-indicado ao Oscar 2019 e dirigido por Maria Augusta Ramos, o Centro Cultural Newton Mendes Garcia retoma, no dia 28 de novembro (quarta-feira), às 19h, a Mostra Cinema e Revolução

A Mostra Cinema e Revolução tem por objetivo principal exibir filmes que tenham como tema central revoluções sociais, conjunturas e movimentos políticos que marcaram a história da política progressista mundial.

 

Como fizemos ao longo do primeiro semestre, ao final de todas as exibições, promovemos debates com o público, mediados por Márcio Coelho, secretário de cultura do PT/RP, e animados pelo médico e fundador do Partido dos Trabalhadores de Ribeirão Preto Edmundo Raspanti e pelo advogado e sociólogo Jorge Roque.

 

O Filme

Em cerca de 450 horas de material filmado e meses de trabalho, Maria Augusta Ramos acompanhou todo o processo que culminou no impeachment da presidente Dilma Rousseff. Com acesso único a ela e sua defesa, filmou horas e horas de reuniões e discussões a portas fechadas com a presença do advogado José Eduardo Cardozo, sua equipe, e os senadores e assessores da Liderança do PT e da minoria no Senado. Circulando por corredores do Congresso Nacional, testemunhou bastidores nunca mostrados em noticiários de cadeia nacional.

 

Críticas:

Pablo Vilaça: “Revelando uma Dilma que, mesmo na posição de acusada, revela mais serenidade do que seus algozes, "O Processo" termina apropriadamente com uma literal cortina de fumaça, que funciona como lembrança dos conflitos que dominaram o país nos últimos anos e do verdadeiro propósito do “impeachment”.

 

Vítor Búrigo: Se o cinema pode ser considerado um ato político, então Maria Augusta acerta em cheio e apresenta também momentos inéditos dos bastidores de um período tenso e sombrio da nossa história com debates, reuniões e até situações cômicas.

 

Juliana Domingos de Lima: “O Processo" não é, assim como o jornalismo ou a historiografia nunca foram, registro neutro e desapaixonado dos fatos. É filme: discurso, documento. Não é a “verdade” histórica. Ainda assim, é talvez a oportunidade mais concreta disponível, até o momento, de se acessar uma parte dessa verdade.

(Fonte das críticas: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-260681/criticas/imprensa/ )

         

Estamos certos de que, mais uma vez, fruiremos momentos de entretenimento, aprendizagem, resistência e militância, sempre regados a chás, os mais diversos, biscoitos, pipoca, roscas e pães variados, oferecidos pelos participantes.

 

Serviço:

Centro Cultural Newton Mendes Garcia

Endereço: Av. Santa Luzia, 120. (Ao lado da pizzaria Via Luce)

Mostra Cinema e Revolução

Data: 28/11/2018

Horário: 19h

Preço: Gratuito

Filme: “O Processo”

Diretora: Maria Augusta Ramos

Ano: 2018

Origem: Brasil

Classificação: Livre

Veja o trailer:

 

GALERIA DE FOTOS:

Márcio Coelho, Jorge Roque e Edmundo Raspanti
Márcio Coelho, Jorge Roque e Edmundo Raspanti
---
Márcio Coelho, secretário da Cultura do PT de Ribeirão Preto
Receba nossas notícias pelo Telegram Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários

Ainda não há comentários nesta notícia. Seja o primeiro!