José Carlos Sobral

José Carlos Sobral

Nascido em 10 de março de 1943, na cidade de Taquaritinga/SP, José Carlos Sobral mostrou-se uma pessoa obstinada correndo atrás de seus objetivos desde cedo. Com a companhia dos irmãos Maria do Carmo, Antônio Luís (Toíse) e Cláudio (Tadinho), José Carlos teve uma infância sadia, seguida de uma adolescência muito ativa, onde começou a despertar seu interesse pelo Direito, sua maior vocação.

 

Filho de José Bernardo Sobral e Serafina Sobral, José Carlos Sobral, cursou escola pública e graduou-se pela Faculdade de Direito de Franca. Nunca deixou de estudar e buscar cursos de especialização e extensão de seu conhecimento teórico e prático. Trabalhou como Juiz de Direito nas comarcas de Itápolis, Ibitinga, Novo Horizonte, Borborema, Sertãozinho, São Simão, Santa Rosa de Viterbo, Cajuru, Dumont, Serrana, Serra Azul, Jardinópolis, Santa Antônio da Alegria, São Paulo, Altinópolis, Cravinhos e Ribeirão Preto, onde foi titular da 5ª Vara Criminal e da Vara da Infância e Juventude, de 1990 até sua aposentadoria, em 1995.

 

Pai de família e marido exemplar, José Carlos Sobral casou-se com Vera Marta Miguel Sobral, com quem compartilhou sua vida. Os filhos Karina, Patrícia, Carlos Eduardo e Ricardo, frutos de um casamento sólido, construído com muito amor e respeito, puderam seguir seus caminhos e, hoje, cada um tem sua própria família, trazendo ao mundo os netos Maria Júlia, Gabriela e Ricardo Filho.

 

Mesmo com uma vida marcada pelo trabalho na área do Direito, José Carlos Sobral ainda encontrou tempo para atuar na área política de maneira exemplar, tornando-se vereador tanto em sua cidade natal - de 1969 a 1972, quanto em Ribeirão Preto - de 2001 a 2004, atuando como Secretário Municipal dos Negócios Jurídicos. Durante sua vida política, teve intensa atuação e compromisso, principalmente na área social, em prol das crianças e dos adolescentes. Como vereador do PT de Ribeirão Preto, foi o autor de várias leis e projetos sociais que beneficiam muita gente até hoje, como o Banco de Alimentos e o Projeto Recicla. Foi o idealizador do Centro de Referência da Criança e do Adolescente de Ribeirão Preto e sócio-fundador da ONG/CEPREV (Centro de Estudos e Prevenção à Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes). Foi candidato a deputado estadual com grande destaque, recebendo mais de vinte e dois mil votos.

 

Atuou como advogado em Taquaritinga e região, de 1968 a 1972 e, após sua aposentadoria, como Juiz de Direito de Ribeirão Preto, voltou a advogar. Foi professor universitário, palestrante e grande jurista, conhecido pelo dom da oratória e por sua facilidade em escrever e expressar suas ideias.

 

José Carlos Sobral faleceu no dia 12 de março de 2011, em Ribeirão Preto, porém suas palavras e ensinamentos permanecem vivos e presentes na vida de todos aqueles que tiveram o privilégio de fazer parte de sua vida. Uma pessoa que sempre prezou pela honestidade e pelos valores familiares e que, sem dúvida, deixou saudades.