-->

Não à agressão norte-americana ao Irã!

Quinta-feira (13) dois navios petroleiros foram atingidos por explosões no Golfo de Omã, entre Omã e o Irã. Imediatamente o governo criminoso dos EUA, sob o comando de Donald Trump, começou uma campanha para responsabilizar o Irã pelo ataque. Os dois navios eram o Front Altair, norueguês, e o Kokuka Courageous, um navio japonês. Durante os ataques, o governo do Irã recebia a visita oficial de Shinzo Abe, primeiro-ministro japonês. O Japão já foi o principal comprador de petróleo iraniano, até Trump retomar as sanções econômicas e obrigar outros países a isolarem o Irã. Agora, segundo o governo dos EUA, o Irã teria atacado um navio japonês em plena visita do primeiro-ministro japonês ao país.

Ainda na quinta-feira, o Pentágono divulgou um vídeo que mostraria a Guarda Revolucionária do Irã tirando uma mina que não teria explodido do Kokuka Corageous, depois de se aproximar do navio em um barco. No entanto, a empresa que operava o petroleiro fala em “objeto voador”, e não em mina. O Japão está conduzindo uma investigação própria. No entanto, o que se deve destacar no caso, é a pressa dos EUA em acusarem o Irã a qualquer custo. Os aliados dos EUA na região acompanharam essa acusação, como foi o caso da Arábia saudita, que também acusa o Irã.

O Irã nega qualquer relação com os ataques. O episódio lembra o incidente do Golfo de Tonquim, fabricado pelos EUA para justificar a guerra com o Vietnã. Ou o caso das armas químicas atribuídas ao Iraque para iniciar a guerra que destruiu o país a serviço do roubo do petróleo. Trata-se de uma estratégia típica dos norte-americanos, criar falsos ataques para apresentar a agressão contra outros países como se fossem uma questão de autodefesa. Deve-se lembrar também que, enquanto os EUA acusam o Irã, sem apoio internacional até o momento, os próprios norte-americanos mantêm navios de guerra na região, além de operar com drones.

Desde já é preciso denunciar mais uma agressão do imperialismo. Não à agressão dos EUA ao Irã! Trump está tentando justificar mais uma guerra para saquear o Oriente Médio e submeter a região ao controle do imperialismo, das grandes petroleiras.

O post Não à agressão norte-americana ao Irã! apareceu primeiro em Diário Causa Operária.

Facebook Comments

Deixe um comentário

Receba nossas notícias pelo Telegram

Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto