-->

Lula sobre Bolsonaro: “não tem noção…não conhece nada”

O canal BBC World News exibiu na última sexta-feira (10), a segunda entrevista concedida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, depois da liberação pelo Supremo Tribunal Federal. Desta feita, ao jornalista Kennedy Alencar. Nela, Lula reafirma a farsa que o condenou por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá e disse que vai continuar lutando para desmascarar a perseguição política do ex-juiz Sérgio Moro e da extrema-direita golpista, que tinha por objetivo impedi-lo de concorrer no processo eleitoral de 2018 para a Presidência da República.

Lula afirma que Bolsonaro não sabe nada de política, economia, política externa, não tem método e nem estratégia política. Em suas palavras: “A impressão que eu tenho é que ele não sabe lé com cré. A impressão que eu tenho é que ele não tem noção das coisas que ele fala. Ele não conhece nada de política externa, ele não conhece nada de economia. Ele faz questão de mostrar que não conhece”.

Sobre a condenação fraudulenta do apartamento, Lula fala que não foi apresentada uma prova sequer de que ele tenha cometido algum crime. “Alguém tem que mostrar (a prova). Esse apartamento, esse maldito apartamento, se ele é meu, tem que ter um documento, tem que ter um contrato, tem que ter um pagamento. Alguma coisa tem que ser mostrada. Não é possível que alguém possa dizer que um apartamento é meu se eu não comprei, não morei, não paguei, não tem escritura.”

Lula ainda diz que o ex-Juiz Sérgio Moro manipulava e a imprensa no sentido de persegui-lo. “O Moro fornecia à imprensa as informações em primeira mão, do jeito que ele entendia, a imprensa transformava a mentira do Moro em verdade, e aí o cara já estava condenado. Por que que você acha que eu resolvi resistir? Porque eu quero provar que eles mentiram.”

Sobre qual seria o futuro político de Sérgio Moro, que sempre alegou que não tinha envolvimento político, era um juiz “imparcial” e de “perfil técnico”, Lula é taxativo e deixa claro que Moro não vai sobreviver na política. Em suas palavras: “Ele não nasceu para isso. Ele nasceu para se esconder atrás de uma toga e ficar lendo o Código Penal. É para isso que ele nasceu. Ele tem que se expor a debate. Eu, por exemplo, adoraria se sair daqui fazer um debate com o Moro sobre os crimes que cometi.” 

Mesmo preso, Lula mostra sintonia com a evolução política de amplas parcelas da população que vão tomando – cada vez mais – consciência do caráter golpista do governo de Bolsonaro e de toda a criminosa operação Lava Jato, o que faz crescer a rejeição ao governo e as tendências de mobilização contra ele, como se verifica nas mobilizações contra os cortes de verbas nas universidades.

Se opondo à política de colaboração e capitulação diante do regime golpista, como defendem setores da esquerda burguesa e pequeno burguesa, a esquerda deve aproveitar a crise do regime político golpista e convocar uma ampla mobilização pelo Fora Bolsonaro e pela Liberdade para Lula.

O post Lula sobre Bolsonaro: “não tem noção…não conhece nada” apareceu primeiro em Diário Causa Operária.

Deixe um comentário

Receba nossas notícias pelo Telegram

Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto