-->

57 gravações de Tico Tico no Fubá, uma das músicas brasileiras do século 20

Por , publicado em Jornal GGN – 

Aí vão 57 gravações de uma das músicas brasileiras do século 20, Tico Tico no Fubá, de Zequinha de Abreu.

Sugiro começar pelos clássicos: Carmen Miranda (com um sincopado imbatível), a organista Ethel Smith e as Andrews Sisters.

Depois, correr por algumas gravações clássicas. A gravação de Sinuca, no acordeon, é um clássico do clássico. Mas chamo a atenção, também, para o piano do Maestro Gaó, para Pixinguinha e Benedito Lacerda e Altamiro Carrilho.

Interessante analisar o jazz latino de Paquito de Rivera, com uma gravação embaladíssima, mas inspirada no argentino-brasileiro Oscar Aleman.

Entre as orquestras, além do rococó de Ray Coniff, a marcha rancho da Orquestra Tabajara.

Entre os solistas estrangeiros, imperdíveis são o violoncelo de Yue Tang e as incríveis irmãs Camille e Julie Berthollet, em arranjo provavelmente inspirado em Daniel Barenboim.

Aliás, não consegui localizar várias apresentações de orquestras internacionais, todas elas ancoradas no arranjo campeão de Barenboim, que transformou o Tico Tico em sua peça de bis.

Há também um cardápio campeão de grandes interpretações femininas. Lecy Brandão, Roberta Sá, Ná Ozetti e a interpretação campeoníssima de Cláudya, com Zimbo Trio.

Para quem gosta de vocais, além das Andres Sisters, os grupos Ordinarius, Grupo Chorus e Vesper Vocal.

Entre as estrelas internacionais, uma gravação da trágica Dalida, cantora belíssima e de vida trágica. Vale a pena encontrar o vídeo dela no Youtube. E também uma interpretação curiosíssima de Lina Nyberg.

Tags

O post 57 gravações de Tico Tico no Fubá, uma das músicas brasileiras do século 20 apareceu primeiro em Bem Blogado.

Deixe um comentário

Receba nossas notícias pelo Telegram

Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto