-->

Lula está certo: não se deve colocar esperanças no judiciário golpista

Lula foi visitado na prisão por seus advogados e Fernando Haddad nesta quarta (7). Na visita, Lula confessou que não vê mais saída com a instituições, estaria cético quanto aos futuros julgamentos e não vê possibilidade de sair dali juridicamente com o clima que passa o País.

Também foi combinado com Haddad que ele continuaria participando da política porém sem cargo dentro do Partido dos Trabalhadores. Lula também declarou que não espera que Ciro saísse do país e se ausentasse no segundo turno. Por último disse que sabia que Moro assumiria a política mais não esperava que fosse tão cedo.

O ex-presidente que acreditava sair por vias institucionais e que a justiça o inocentaria está enfrentando a dura realidade: a justiça está inteiramente a serviço da política golpista imperialista. As esperanças de que Haddad se elege-se para gerar um clima que favorecesse sua soltura também foram por água a baixo.  Lula está certo: não devemos esperar nada das instituições burguesas, e devemos acrescentar que nada deve-se esperar dos partidos burgueses também, nem do PDT de Ciro Gomes, PSB, PSDB, nem ninguém que somente por palavras se oponha ao governo fascista do capitão e dos  generais, devemos contar somente com a militância disposta a paralisar o país para liberar Lula da cadeia e tirar Bolsonaro e os golpistas na marra.

O cinismo dos golpistas é tamanho que agora que venceram as eleições, querem mudar todas as regras com a qual prenderam Lula e incriminaram arbitrariamente  os políticos do PT. Uma enorme pressão está sendo colocada em cima do atual presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (DEM), para votar uma gama de projetos que alterariam as leis sobre delação premiada, caixa dois e crimes de improbidade. Agora o delator precisaria ter participado diretamente dos fatos e ter provas sólidas para ser válida a delação, ou seja, não bastaria pegar alguém que alegasse saber das circunstâncias do crime, e nem um laranja para proferir mentiras roteirizadas que não fazem menor sentido e sem solidez factual como no caso do próprio Lula. Agora, a delação ficaria limitada aos próprios participantes do crime. No caso de crimes contra o dinheiro público, em agosto foi aprovado que o ressarcimento é imprescritível.

Maia é a opção dos parlamentares que lideram esse processo para manter o cargo em 2019 , por isso está fortemente pressionado para aprovar essa pauta altamente impopular.

A burguesia muda as regras do jogo conforme ela vai jogando e estamos anunciando isso desde que se deu início ao processo de impeachment da Dilma.

A força política da esquerda está nos trabalhadores, na sua mobilização. A aliança com elementos direitistas como Ciro Gomes, ou demais políticos e partidos burgueses e pequenos burguesas para tirar Lula da cadeia é uma completa armadilha, seus interesses estão em cargos, acordos com os golpistas e outras mesquinharias, e não em levar adiante uma política para o povo. Lula deve depositar suas esperanças no povo; na sua mobilização e organização.

O post Lula está certo: não se deve colocar esperanças no judiciário golpista apareceu primeiro em Diário Causa Operária.

Deixe um comentário

Receba nossas notícias pelo Telegram

Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto