As Eleições Democráticas no Partido dos Trabalhadores

Foto: Paulo Honório

As Eleições Democráticas no Partido dos Trabalhadores

Jorge Roque, eleito, com 97% dos votos, novo presidente do PT de Ribeirão Preto, acompanhado pelo vereador Eduardo Suplicy e da deputada estadual Márcia Lia

Tive a honra, no dia 08 de setembro último, de ser eleito presidente do diretório municipal do PT de Ribeirão Preto. Foi um processo democrático no qual todos os filiados puderam participar. Mais ainda: fui o único candidato a presidente, apoiado por todas as tendências, o que expressa a consciência da atual conjuntura por parte dos valorosos militantes de nosso partido. Houve a competição entre duas chapas, que irão compor o diretório de forma proporcional e com grande afinidade programática.

 

Estamos diante do período mais difícil já enfrentado pelo PT nos seus 40 anos de existência: a vitória de um governo reacionário, que combina autoritarismo, obscurantismo e liberalismo, que age de forma espantosamente submissa frente aos EUA, que ataca os direitos dos trabalhadores e aposentados brasileiros em nome, em última instância, do mercado financeiro, que é quem reina de fato. Não há qualquer esperança, qualquer possibilidade de o governo Bolsonaro responder à encruzilhada em que nos situamos. Enquanto Bolsonaro governar, experimentaremos instabilidade política, estagnação econômica e retrocesso social.

 

Em âmbito estadual e municipal as coisas também não vão bem, com Dória e Nogueira implementando um programa econômico bastante parecido com o do governo Bolsonaro, programa baseado no corte de gastos, privatizações etc., em síntese, no enfraquecimento do papel do Estado enquanto agente do desenvolvimento.

 

E, em todos os momentos de desenvolvimento do Brasil, foi o Estado o agente decisivo!

 

Nesse quadro, o PT é mais necessário do que nunca à sociedade brasileira. Em realidade, o PT representou e representa ainda hoje o principal instrumento de modernização do país. O legado do PT à frente de inúmeras prefeituras, governos estaduais e do país – do qual foi retirado por meio de um golpe – é muito grande, e sempre no sentido do aprofundamento da democracia, da liberdade cultural, da redução das desigualdades e do desenvolvimento econômico. O ataque brutal ao partido, seja por parte dos setores do aparato de justiça – as revelações do The Intercept provaram os fins políticos, as diversas ilegalidades, tanto do MP quanto do ex-juiz Moro – seja por parte da grande imprensa, o grande acordo inclusive com o Supremo que mantém Lula preso sem provas, a revolta da classe média tradicional, esse conjunto de ataques sem precedentes não conseguiu destruir nosso partido. O PT é o partido mais enraizado na sociedade brasileira e não será mil Moros ou Bolsonaros que o destruirão! O PT não é um partido meramente eleitoral, mas portador de um projeto de transformação do país!

 

Para fazer frente a essa nova realidade, estamos nos renovando. Lutaremos para construir uma verdadeira frente popular, na qual buscaremos a participação dos partidos de esquerda, dos movimentos sociais, dos intelectuais e todos aqueles dispostos a lutar contra a destruição de nossa nação levada a cabo por os que hoje governam.

 

Continuaremos a apresentar em todos os níveis respostas aos grandes problemas do país, ao desemprego, à educação, à saúde, à violência, à corrupção (que vigora no governo Bolsonaro, que retira a autonomia da PF, do MP e até do Judiciário para investigá-la e puni-la), à reforma política e, em Ribeirão Preto, apresentaremos um programa de desenvolvimento para a nossa cidade, adequado às suas características e demandas.

 

Continuaremos a lutar pela liberdade do presidente Lula, por ser uma questão de justiça e porque somente dessa forma o país vai se pacificar. Não é possível manter o povo brasileiro excluído – na prática – do jogo político.

 

O momento é muito grave, não há perspectiva de superação da crise, e isso aumenta nossa responsabilidade porque somente o PT pode liderar um processo de superação desses dilemas históricos. Seguiremos lutando por um Brasil melhor!

 

Lula livre!  

---
Jorge Roque, presidente eleito do PT de Ribeirão Preto Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários (2)

Lucia Helena Roque

Jorge Roque!
Parabéns por tudo que tem feito pela classe trabalhadora! Parabéns a todos por terem escolhido uma pessoa tão digna e dedicada à questões sociais!!!

Jussara Mellin Luz

Parabéns Jorge Roque! Sua eleição mostra amadurecimento do nosso partido.