Duda Hildago: Ataque imperialista dos EUA

Ilustração: Duda Hidalgo

Duda Hildago: Ataque imperialista dos EUA

Em virtude de um projeto imperialista de dominação, Donald Trump, presidente dos EUA, atacou um território soberano, matando o chefe da Guarda Revolucionária do Irã, Qasem Soleimani e também o comandante da milícia iraquiana chamado de Abu Mahdi al-Muhandis.

 

O bombardeio se deu ao longo da madrugada em um aeroporto em território iraquiano, sendo autorizado pessoalmente por Donald Trump, ação que, além de ser irresponsável e um verdadeiro ato terrorista, é também controversa por se tratar de um ataque a um general de um país contra o qual os EUA não se encontra formalmente em guerra.

 

Soleimani foi responsável pela criação de um arco de influência chamado de Eixo da Resistência, o qual se estende do Golfo de Omã até Iraque, Síria e Líbano. O general iraniano era também uma figura pública muito popular, tendo hoje dezenas de milhares de pessoas ido às ruas de Teerã para protestar contra a sua morte.

 

A importância de Soleimani somada a uma tensão histórica que se escala desde a retirada dos Estados Unidos do acordo nuclear feito em 2015 criam um cenário de iminência de um conflito de escala mundial.

---
Secretária da JPT Ribeirão Preto e militante do MPJ em Disparada Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários

Ainda não há comentários nesta notícia. Seja o primeiro!