Qual é a função do vereador?

Foto: Paulo Honório

Qual é a função do vereador?

Muitas vezes deparamo-nos com pessoas que se dizem decepcionadas com os políticos, pois eles “não cumprem com o que prometem”. Na maioria das vezes essa afirmação é uma verdade. Mas, também é verdade que nutrimos falsas expectativas em relação ao papel de um vereador.

 

E nossa frustração torna-se maior na medida em que esperamos, do nosso representante, atitudes e trabalho que não são atribuições de um vereador. Exemplo: construir praças, campo de futebol, escolas, UBS, casas, pavimentação de ruas, etc., não estão entre as atribuições de um vereador. Se votarmos em um candidato pensando que ele vai fazer tais obras, estamos sendo “enganados por nós mesmos”. 


Essas são atribuições do chefe do executivo (prefeito), cabe a ele “executar” as ações, programas, serviços e obras. É o prefeito que ordena as despesas e a quem devemos confiar a responsabilidade de administrar os recursos provenientes dos impostos cobrados de todos nós.

 

Outro exemplo de como podemos nos “autoenganar” é votarmos em um candidato achando que ele será “nosso salvador da pátria”, que irá resolver todos os nossos problemas. Infelizmente, ninguém tem todo esse “poder”. Tampouco podemos achar que político bom é aquele que distribui presentes, organiza churrascos e campeonatos de futebol, fornecem cestas-básicas, cadeiras de rodas, remédios, atestados médicos, enfim, que pratica toda e qualquer forma de assistencialismo, cujo único objetivo é auferir vantagens eleitorais, usando a carência das pessoas como moeda eleitoral. Isso é um grande engano de quem pensa assim, e caso o candidato seja eleito, tornar-se-á um péssimo exemplo na política.

 

O vereador faz parte do Poder Legislativo, que tem como função, elaborar leis que melhorem a qualidade de vida de nossa cidade, fiscalizar a aplicação dos recursos públicos e os atos do Poder Executivo, como uma de suas funções mais “nobres”. Ao votarmos em vereador, temos que ter a convicção de que estamos escolhendo alguém com responsabilidade, coragem para fiscalizar e agir, coibindo o mau uso do dinheiro público, alguém que tenha condições de debater e elaborar propostas de soluções para os graves problemas de nossa cidade.

 

Essas são as funções de um vereador e são para cumpri-las que devemos escolher nossos candidatos. Nosso acerto será cada vez maior na medida em que entendermos que os eleitos são nossos “representantes” e não nossos “substitutos”, e, portanto, não podem prescindir de nossa participação direta, seja por meio das organizações da sociedade civil, seja no acompanhamento do trabalho de nossos eleitos.

 

---
Beto Cangussu é vereador e líder da bancada do PT Seja Companheiro, faça sua doação ao PT de Ribeirão Preto

Comentários

Ainda não há comentários nesta notícia. Seja o primeiro!